A contabilidade para psicólogo é uma área ampla que ajuda este profissional, pessoa física (PF) ou jurídica (PJ), a cuidar de diversos aspectos, que vão desde a abertura da empresa até a rotina contábil e fiscal ao longo da carreira.
Com um serviço de contabilidade especializada, o profissional consegue ter orientações e todo o suporte necessário para cumprir suas obrigações de forma simples e flexível.
Vale destacar que o psicólogo PJ não pode ser MEI, uma vez que ele possui atividade regulamentada por órgãos fiscalizadores. Diante disso, caso queira ter uma empresa, o profissional precisa se enquadrar em opções como a Sociedade Limitada Unipessoal e Sociedade Limitada.
Assim, para garantir a conformidade com o Fisco, a Receita Federal exige que toda empresa tenha o acompanhamento de uma contabilidade. Ou seja, além de obrigatório, esse serviço é indispensável devido ao auxílio e à expertise que só um profissional da área pode oferecer.
O que você vai aprender nesse conteúdo:
ToggleAfinal, como funciona a contabilidade para psicólogo?
Independentemente de estar começando a carreira ou para quem já está atuando na área há muito tempo, a contabilidade para psicólogo cumpre um papel fundamental.
Contudo, ao se deparar com este tema, muitos profissionais ficam em dúvida sobre sua função e importância. É importante lembrar que a contabilidade engloba diversas atividades nas áreas financeira, fiscal e tributária de uma empresa.
Com isso, confira alguns dos serviços e tarefas que a contabilidade para psicólogo pode realizar:
Abertura de CNPJ
Ao decidir atuar como psicólogo PJ, o primeiro passo é fazer a abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Neste caso, o registro é fundamental para o profissional poder realizar procedimentos comuns na prestação de seus serviços, como emitir notas fiscais e pagar os tributos.
Contratar uma contabilidade especializada também envolve o auxílio no acesso a benefícios, como a contratação de serviços e produtos com preços mais acessíveis.
Cumprimento de obrigações trabalhistas
No caso de psicólogos que possuem empresa com funcionários ou que almejam tê-los, a contabilidade especializada contribui com todo o processo – desde a contratação até a regularização da empresa.
Fazer o cumprimento das obrigações trabalhistas torna-se mais fácil, visto que o contador compreende todas as etapas sobre:
- registro de funcionários;
- pagamento de salários;
- elaboração da folha de pagamento;
- contribuições trabalhistas etc.
Com o apoio da contabilidade para psicólogos, é possível assegurar que tudo esteja em conformidade com a legislação.
Pagamento de impostos
Uma vez que se tem o CNPJ, é hora de entender os impostos que devem ser pagos.
Neste caso, os psicólogos estão sujeitos ao Imposto de Renda, ao Imposto sobre Serviços (ISS) e, dependendo da escolha de regime tributário, a outros.
Com um contador especializado, é possível obter orientações sobre o melhor regime tributário para cada situação, seja o Simples Nacional ou o Lucro Presumido.
Relatórios contábeis e declarações
Contratar uma contabilidade também é especialmente útil para ter o suporte na hora de realizar relatórios e fazer declarações exigidas pela Receita Federal.
Neste caso, o serviço vai além de apenas pagar impostos, pois também reflete a necessidade de entender a saúde financeira do negócio, oferecendo dados atuais e assertivos.
Apoio à gestão financeira
A gestão financeira possui um papel fundamental para a sobrevivência da empresa. A propósito, nenhuma permanece por muito tempo caso não tenha um bom controle de suas finanças.
Deste modo, através da contabilidade para psicólogos, o profissional pode entender melhor onde está gastando e como pode otimizar seus recursos financeiros.
Dessa maneira, ela influencia positivamente no aumento da rentabilidade, viabilizando maiores lucros ou investimentos no crescimento do seu consultório.
O que é mais vantajoso: ser psicólogo autônomo ou PJ?
Se você é um psicólogo que atua de forma independente pode estar se perguntando: “Devo atuar como autônomo ou abrir um CNPJ?”. A princípio, essa decisão pode significar um grande impacto sobre as suas finanças e na forma como você gerencia seu trabalho.
Atuar como autônomo significa não ter um CNPJ e trabalhar como pessoa física. Nesse contexto, o psicólogo paga seus impostos através do carnê-leão, o qual deve cobrar alíquotas do Imposto de Renda que chegam a pesar 27,5% (a depender da renda).
Além disso, o profissional não consegue emitir notas fiscais com facilidade, o que pode ser uma limitação ao prestar serviços para empresas ou convênios.
Por outro lado, ao se formalizar como PJ, é possível abrir um CNPJ, o que permite emitir notas fiscais e acessar benefícios fiscais.
Os psicólogos, em sua maioria, enquadram-se no regime tributário do Simples Nacional, que é um sistema simplificado para tributação. Nele, as alíquotas de impostos costumam ser muito mais baixas, começando em torno de 6%.
Diante disso, atuar como psicólogo PJ permite que você tenha mais facilidade para deduzir vários tipos de despesas profissionais. Apesar de parecer mais simples, ser autônomo pode resultar em maior carga tributária e menor flexibilidade para gerir sua carreira.
Por outro lado, a contabilidade especializada pode oferecer diversas vantagens. Algumas delas incluem benefícios fiscais, menos burocracia com impostos e o fortalecimento da credibilidade.
Como fazer o CNPJ para psicólogo?
O primeiro passo a fim de abrir um CNPJ para psicólogo é buscar uma contabilidade especializada. Com o apoio de um contador, fica mais simples passar por esse processo, evitando erros ou atrasos por equívocos que a falta de conhecimento técnico pode provocar.
Ademais, como abordamos no tópico anterior, para aqueles que desejam crescer e otimizar seus ganhos, abrir um CNPJ é a melhor alternativa.
Isso posto, antes de solicitar a abertura, é preciso reunir as cópias dos seguintes documentos:
- comprovante de residência de cada sócio;
- RG e CPF de cada sócio;
- certidão de casamento (caso aplicável);
- IRPF (caso tenha comprovado no ano atual).
Além do mais, se o intuito for abrir um consultório, também entram na lista:
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias da compra e venda ou do contrato de locação.
Outras documentações podem ser solicitadas a depender do tipo de empresa do profissional.
Etapas para abrir um CNPJ para psicólogo
Com os documentos para abertura de empresa reunidos, a contabilidade para psicólogos presta o apoio para realizar as seguintes principais etapas:
- Registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP): o qual permite a atuação do profissional.
- Escolha do tipo de empresa: para psicólogos, o tipo mais comum de empresa é a EI (Empresário Individual), Sociedade Limitada Unipessoal ou Sociedade Limitada.
- Elaboração do contrato social da empresa para psicólogos: documento jurídico que deve constar todos os dados da empresa.
- Registro na Junta Comercial: órgão responsável pelo registro legal de todos os acontecimentos e assuntos relativos à incorporação da empresa.
- Obtenção da inscrição municipal e do alvará de funcionamento: documentos que dão permissão de funcionamento à empresa.
Quais impostos um psicólogo precisa pagar?
Não há como falar da contabilidade para psicólogos sem falar dos impostos que esses profissionais têm que pagar.
Inclusive, ter a orientação do contador sobre o assunto é fundamental. Isso porque o profissional, a depender da sua margem de faturamento e regime tributário adotado, pode conseguir uma redução nas alíquotas dos tributos.
Via de regra, os principais impostos para psicólogos cobrados são:
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
- Programa de Integração Social (PIS).
Contabilidade para psicólogos para pagar menos impostos
Para aqueles que desejam reduzir impostos, a contabilidade é uma grande aliada. Isso porque muitos acabam pagando mais tributos do que realmente precisam por falta de planejamento financeiro e suporte adequados.
Nesse contexto, é válido ressaltar que a contabilidade auxilia o contribuinte a adotar práticas legais de redução de impostos. Veja as principais:
Escolha inteligente do regime tributário para psicólogo
É preciso ter atenção na escolha do regime tributário mais adequado. Para isso, o escritório contábil analisa a opção ideal com base nas necessidades do psicólogo.
No Brasil, existem três regimes tributários, que são:
- Simples Nacional: regime simplificado para unificação de todos os impostos em uma única guia. O Simples Nacional é um regime indicado para pequenas empresas e profissionais com microempresas e empresas de pequeno porte.
- Lucro Presumido: regime de tributação em forma simplificada, em que a Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento seja o lucro.
- Lucro Real: regime mais indicado para empresas específicas e com alto faturamento, acima de R$ 78 milhões.
Conforme a realidade do profissional, a contabilidade especializada avalia a melhor opção para economizar na carga tributária.
Dedução de despesas
Outra forma de economizar é aproveitar a dedução de despesas relacionadas ao seu consultório. Como psicólogo PJ, é importante abater do lucro tributável gastos da atuação profissional.
O contador, por sua vez, pode ajudar a identificar todas essas despesas e registrá-las corretamente para reduzir a base de cálculo dos seus impostos.
Emissão correta de notas fiscais
A emissão correta das notas fiscais impacta diretamente no pagamento de impostos de uma empresa PJ.
Diante disso, ao contar com o apoio contábil, o profissional consegue organizar de forma eficiente a emissão das notas, garantindo que não haja erros na emissão.
Planejamento tributário
O planejamento tributário é uma estratégia para reduzir a carga tributária de psicólogos por meio da análise de brechas na legislação. A partir disso, o contador atua para viabilizar a diminuição, de forma legal e inteligente.
Deste modo, há um conjunto de ações elaboradas especificamente para evitar o pagamento excessivo de tributos e fazer o reenquadramento tributário, se necessário.
Como contratar uma contabilidade para psicólogos?
Na hora de contratar uma contabilidade para psicólogos é fundamental considerar a escolha de um parceiro estratégico e confiável. Nesse sentido, confira algumas das principais dicas para a contratação.
O primeiro passo é buscar um contador ou escritório que tenha experiência no atendimento a psicólogos ou profissionais da saúde.
Esse conhecimento específico faz diferença porque os psicólogos têm particularidades tributárias e trabalhistas que precisam ser consideradas. É importante destacar que, assim como em toda profissão, a psicologia também envolve nuances com características específicas.
Do mesmo modo, é relevante avaliar o custo benefício mensal ou anual e comparar com os serviços oferecidos. A contabilidade para psicólogos deve incluir serviços como a abertura de CNPJ, emissão de notas fiscais, planejamento tributário e orientação financeira.
Diferenciais da contabilidade para psicólogos – R2 Saúde
A R2 Contabilidade – Saúde traz uma série de diferenciais que a torna referência em contabilidade para psicólogos.
Ela oferece soluções nas áreas contábeis, fiscal, abertura de empresas, trabalhista, folha de pagamento e planejamento financeiro. Entre os principais elementos que a diferenciam de outros negócios, pode-se destacar:
- atendimento humanizado: os contadores oferecem soluções específicas para cada negócio;
- tecnologia e Inovação: os serviços contábeis proporcionam agilidade, segurança e eficiência na gestão financeira da sua empresa;
- equipe altamente capacitada: os contadores formam uma equipe qualificada e experiente, assegurando um serviço de alta qualidade;
- orientação estratégica: a equipe apoia nas tomadas de decisão financeiras e estratégicas, bem como na gestão eficiente dos recursos disponíveis.
E pensando em empresas e profissionais independentes que atuam especificamente na área da saúde, a R2 conta com contadores especializados e atualizados no setor.
Consulte um especialista
Na R2 contabilidade – Saúde, você não precisa se preocupar em ter deslocamentos até o escritório de contabilidade, afinal, contamos com uma estrutura altamente digital e tecnológica, com uma plataforma online para entrega de documentos.
Com comodidade e praticidade, você tem acesso ao serviço de contabilidade para psicólogo completo e personalizado às suas necessidades.
Deseja falar com um contador especialista? Entre em contato e conheça mais dos nossos serviços de contabilidade!